Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Crónicas de uma mãe atrapalhada 2: O Meu Menino Talismã

Um dia escrevi sobre as aventuras e desventuras das delícias da maternidade e do milagre da vida! Este é a continuação dessas aventuras com um menino especial com autismo e um raro síndrome de deleção 18P

Crónicas de uma mãe atrapalhada 2: O Meu Menino Talismã

Um dia escrevi sobre as aventuras e desventuras das delícias da maternidade e do milagre da vida! Este é a continuação dessas aventuras com um menino especial com autismo e um raro síndrome de deleção 18P

O PRIMEIRO DIÁGNOSTICO

Post de conclusão sobre o primeiro Diagnóstico

12828961_10205772198245819_447149210577838836_o.jp

O PRIMEIRO DIÁGNOSTICO ( Para entender este post convém ler os dois anteriores)
Fiquei com consulta marcada para Janeiro. Em Janeito o Gonçalo fez três anos. Dos dois aos três anos esteve totalmente surdo dos tímpanos ( surdez de transmissão). Em Fevereiro recebi os Exames e a consulta era em Março. Quando recebi os exames mais uma vez tinha os da minha filha para comparar. Quando cheguei à consulta não deixei o médico falar. Eu tinha estado uma tarde a olhar para os gráficos. Depois de o cumprimentar disse:
“Sabe Doutor, vou-lhe dizer uma coisa com o devido respeito,eu não sou médica e nem lhe vou ensinar a sua profissão, porque eu sou professora e toda a gente tem a mania que sabe mais que os professores. Do que está escrito no relatório eu não percebo nada ou muito pouco. Mas uma coisa eu percebo muito bem. Eu sei interpretar gráficos e depois de ter passado uma tarde a olhar para estes exames e compará-los (pondo-lhe os exames à frente) não me venha dizer que os tímpanos do meu filho estão bons, porque os gráficos dizem o contrário”
O médico olhou para os exames que já tinha no computador, olhou para mim e sorriu:
“De facto mãe tem razão, teremos de operar”.
Marcámos a operação.Fez novo ERA Teve de fazer análises e fomos necessários quatro adultos para o segurar. Consulta de anestesia e depois foi operado em Abril de 2015 já com três anos. Não me deram indicações nenhumas a não ser para não deixar entrar água nos ouvidos. Lavava-lhe o cabelo com uma esponja e o banho dele levava o dobro do tempo. Após a operação o Otorrino disse que os adenoides lhe bloqueavam a audição por completo. Pôs uns tubos para drenar. Ao fim de um ano retirou os tubos. Por minha iniciativa levei-o para a Terapia da Fala. Fomos ainda pediruma segunda opinião, pois afinal este Otorrino era o que dissera sempre que os tímpaos estavam bons.
O Gonçalo tinha quatro anos e não dizia uma palavra embora emitisse imensos sons.
O meu coração de mãe dizia-me que esta história não terminava aqui e começa aqui a saga do segundo Diagnóstico: o Autismo.
# Para todos verem: um menino de tres anos de pijama as riscas com os pés em primeiro plano olha o telemóvel que lhe seguram