O Farol das Orcas -Cineautismo#1
A maioria das pessoas que conheço apenas tem a ideia do Rainman, como um filme que retrata o autismo. Assim decidi fazer esta rubrica de filmes que conheço e que vi. Podia fazer uma lista dos que existem, mas apenas me posso pronunciar sobre os que conheço.
O Farol das Orcas baseado em fatos verídicos junta um solitário estudioso da Orcas com uma mãe desesperada por trazer algum conforto e evolução ao seu filho com autismo severo. O pequeno ao ver um documentário sobre o trabalho daquele homem com as orcas demonstra um entusiasmo que nunca o tinha feito na sua vida. Perante esta reação do seu filho, a mãe empreende uma viagem até ao Farol das Orcas na expetativa de ajudar o seu filho, mas se á partida nem tudo são rosas, o seu pequeno mesmo sem falar consegue levar a algumas reviravoltas...
Se de inicio me custou a entrar a história, a meio do filme estava completamente rendida. Uma história belíssima não só sobre o autismo, mas também sobre os comportamentos surpreendentes daqueles a que chamamos "animais selvagens" as Orcas.
Recomendo vivamente.