Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas de uma mãe atrapalhada 2: O Meu Menino Talismã

Um dia escrevi sobre as aventuras e desventuras das delícias da maternidade e do milagre da vida! Este é a continuação dessas aventuras com um menino especial com autismo e um raro síndrome de deleção 18P

Crónicas de uma mãe atrapalhada 2: O Meu Menino Talismã

Um dia escrevi sobre as aventuras e desventuras das delícias da maternidade e do milagre da vida! Este é a continuação dessas aventuras com um menino especial com autismo e um raro síndrome de deleção 18P

Já conhecem o André o menino com autismo da "Turma da Mônica"???? Parte I

O André é um menino com autismo uma personagem da "Turma da Mônica"criada por Maurício de Sousa o autor da banda desenhada a que a turma dá o nome.  Se reparamos bem o autor sempre se preocupou em mostar personagens diferentes e não "perfeitas" se bem que para mim as personagens dele são perfeitas.

Ora vejam:

Cebolinha- Tem um problema na fala troca os "R" pelos "L".                                  

  
     

 Cascão- Tem uma obsessão de aversão àgua.

 

monica-png-1-original.jpg

Mónica- Vivaça, mas dentuça  e agressiva e nunca larga o seu coelho de peluche.

     monica-png-3-original.jpg

 Magali- vive obcecada por Melancia.

Foi a esta turminha, mais outros amiguinhos que juntaram o André. Entre outros personagens,  Maurício de Sousa tem vindo a criar personagens, que representam crianças com outros transtornos e deficiências apelando para a sua inclusão:

A personagem do André foi criada em 2003, para explicar o que era o autismo e como as crianças podiam interagir com estas crianças.

Esta personagem surge como capa na edição de Julho de 2019, que comemora os 60 anos da  "Turma da Mônica" ,com o título "Tem lugar para todo o mundo nessa Turma”. Espero que inspire outras turmas  na vida real a seguir o exemplo.

De acordo com a revista "Autismo" “a história mostra a visita do personagem aos Estúdios Maurício de Sousa e orienta como agir diante de uma criança com autismo” Pode ler o resto do artigo e ver parte da historinha  aqui.

 Se quiser conhecer melhor o personagem André, também pode ver a série de vídeos da "Turma da Mônica" sobre a personagem que vou publicar no post seguinte na rubrica Cineautismo pois já me alonguei mais do que previa. Mas digam-me, se tiveram coragem de ler até ao fim, já conheciam o André e o trabalho magnífico de Maurício de Sousa sobre Inclusão????

A Maurício de Sousa cuja Turminha ganhou personagens de carne e osso a estrear nos cinemas só me resta dizer:

Parabéns por tudo Maurício de Sousa !!!!!

Imagens retiradas da internet com links de referencia.Outras foram de retiradas daqui. A imagem de capa do post foi retirada do site Razões para acreditar

6 Grasnados

Grasnar post