Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crónicas de uma mãe atrapalhada 2: o nosso anjo azul

Um dia escrevi sobre as aventuras e desventuras das delícias da maternidade e do milagre da vida! Este é a continuação dessas aventuras com um menino especial e as suas peripécias.

Crónicas de uma mãe atrapalhada 2: o nosso anjo azul

Um dia escrevi sobre as aventuras e desventuras das delícias da maternidade e do milagre da vida! Este é a continuação dessas aventuras com um menino especial e as suas peripécias.

Balanço do ano 2018

Ora para não fugir à regra vamos nós também fazer um balanço do ano.

 

 Das férias os melhores momentos foram a ida ao Parque da Matinha e a minha ida a sós com o Gonçalo na Praia. Foi para mim um ato de coragem enorme, não foi fácil, mas consegui. Alguns dos passeios no Jardim da Estrela também foram muito agradáveis, mesmo aqueles em que apanhámos o Festival de Verão do Jazz. Estava com medo da reação do Gonçalo às multidões, mas ele reagiu muito bem.

Um pouco contra a minha vontade mas por Conselho da Pediatra de desenvolvimento e da Psicóloga entrou para o 1º Ciclo , principalmente pela necessidade de frequentar o Centro de aprendizagem, que de acordo com a antiga legislação só o podia fazer no primeiro ciclo. Como só tinha até Maio para fazer o pedido e a legislação entrou em vigor em Julho, já não havia volta a dar.

No entanto tem evoluído positivamente, já fez um desenho na escola e já pegando num lápis.

 Houve pequenos desentendimentos, inclusive um esquecimento de me avisarem para ele participar no dia do Pijama, o que me deixou furiosa na altura, mas depois da reunião que se efetuou mais tarde, do que eu queria, por impedimentos de ambos os lados, ficou tudo devidamente esclarecido e percebi que não houve maldade, nem intenção de exclusão.

Tive necessidade de arranjar um ATL para o Gonçalo, o que para uns é fácil para outros como nós não. Ainda por cima com urgência, fiquei agradavelmente surpreendida quando me dirigi ao ATL que me aconselharam e a dona aceitou o Gonçalo sem qualquer entrave, eu que já estava cansada de receber nãos com variadas desculpas, desde falta de pessoal a falta de vagas. Inclusivamente houve um onde ficaram de nos ligar no dia seguinte para dizer sim ou não e até hoje estou à espera da chamada.

Fiquei agradavelmente surpreendida e muito grata por saber que o meu filho era aceite como qualquer outra criança. E fico grata quando vejo o carinho com que o tratam e como o mundo é pequeno é de um amigo do Facebook que tinha tido contacto através de uma amiga que o conhecia.  O valor é muito em conta e ainda tem ginástica que só conseguiram que ele fosse pela primeira vez nesta sexta-feira passada.

Não conseguimos ir ao cinema, por causa da multidão teve uma crise. Eu continuo muito nervosa quando ele tem crises, e como ele tem uma força bruta às vezes preciso de ajuda e a irmã bloqueia, o que ainda me  deixa mais nervosa.

Já fala mais palavras, mas revela grande apetência para o inglês do qual aprendeu várias palavras sozinho. Principalmente os números. Faz pequenas contas.

Já percebe o que é a figura do Pai Natal e já não foge. Foi a melhor parte do Natal. Da passagem de ano; não esteve nem aí. Com o frio que estava foi-se enfiar na cama a ver os vídeos dele em Russo.

A grande conquista foi o desfralde definitivo( já não podia ver fraldas á minha frente) e é um prazer vê-lo a correr para a casa de banho porque não se quer sujar. Mas cortar o cabelo e as unhas continua a ser um terror.

Voltamos com mais novidades neste 2019.

Um dia de cada vez. Pequenas conquistas do dia a dia são grandes para nós!

 

 

 

2 Grasnados

  • Imagem de perfil

    Mamã Gansa 09.01.2019 00:58

    Sem dúvida que o grande problema em relação ao autismo no nosso país é o preconceito e a pouca informação que é divulgada. O teu primo deve ser um excelente funcionário, se as pessoas soubessem até lhe pagavam mais . E usar o poder das redes siciais para lhe arranjar emprego ja pensaste?
  • Grasnar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.